domingo, 7 de dezembro de 2008

História da vida na Terra

Quando a vida apareceu, há cerca de 3500 milhões de anos, os primeiros oceanos ainda estavam apenas a alguns graus abaixo do ponto de ebulição.

















Nessas águas, bombardeadas pela luz ultravioleta vinda do espaço e agitadas por gigantescas tempestades, formaram-se os primeiros aminoácidos e ácidos nucleicos, que foram fundamentais para o aparecimento da vida.














Formam-se as primeiras células que, agrupando-se, dão origem aos primeiros seres pluricelulares.
Alguns destes novos seres teriam a capacidade de realizar a fotossíntese e foram os responsáveis pela formação do oxigénio existente na nossa atmosfera.

Existem hoje entre 3 e 10 milhões de espécies vivas diferentes de plantas e animais e é provável que, outrora, tenha existido o dobro desse número. Todas estas formas de vida foram criadas a partir desses primeiros elementos básico e, no entanto, cada forma de vida, é única.

O responsável pela evolução e diversidade que se verifica é o meio ambiente que escolhe os organismos mais aptos à sobrevivência em cada habitat, e destrói aqueles que não têm capacidade de utilizar os recursos que os rodeiam.

Sem comentários: