sábado, 6 de dezembro de 2008

Origem da Vida

Como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui fica um video que vos vai ajudar a compreender o processo de formação do nosso planeta.





Há muitos milhares de milhões de anos, mesmo antes do sol se ter formado, existiram no Universo várias gerações de estrelas resultantes de uma explosão inicial, à qual se chamou Big Bang.




Cada uma dessas estrelas continha elementos químicos que se iam transformando, o que levava as estrelas, no final da sua vida, a explodirem, espalhando esses elementos por todo o Universo. Essas explosões, fizeram com que elementos leves, gases e poeiras formassem conjuntos de corpos celestes chamados galáxias.









Numa dessas galáxias de estrutura espiral, uma nebulosa começou a condensar-se por acção da gravidade.
Esta nebulosa foi-se tornando mais quente e espessa e graças à sua gravidade atraiu para o centro o aglomerado da matéria e enquanto o resto do gás e da poeira iam adquirindo progressivamente a forma de um disco achatado em rotação.










Há cerca de 5 mil milhões de anos, na parte central dessa nebulosa, a mais quente e densa, começou a condensar-se uma estrela, o Sol.










Sucessivas reacções nucleares ocorridas no centro desta massa solar libertaram substancias, diminuíram a luminosidade e arrefeceram a matéria. Deste modo, formaram-se pequenas partículas sólida.

Mais tarde, as pequenas partículas juntaram-se originando planetóides que podiam atingir dimensões quilométricas e orbitaram continuamente em torno da massa central.

O Sol estava em formação, o sistema solar e os outrora pequenos agregados de matéria transformaram-se em embriões planetários, que cresceram e deram origem aos planetas do nosso sistema solar, que ainda hoje orbitam em torno do sol.

Sem comentários: