sábado, 6 de dezembro de 2008

Fósseis

O que é um fóssil?

Um fóssil é a marca ou vestígio de um ser vivo que viveu há milhões de anos e ficou marcado ou preservado na rocha.

Quais são os principais tipos de fossilização?

Mineralização - É o processo que se verifica quando há o depósito de substãncias minerais nas cavidades de ossos e troncos.








Mumificação- É o mais raro de todos os tipos de fossilização. É o processo que se verifica quando o ser vivo fica preso dentro de âmbar ou de gelo.

A origem do livro e da série de filmes do Jurassic Park foi a descoberta de um mosquito que ficou aprisionado numa bola de âmbar, pouco depois de ter picado um dinossauro. Foi assim possível aos cientistas reconstituirem as cadeias de ADN dos dinossauros e fazerem alguns destes animais "voltar à vida". Se puderes voltar a ver o primeiro filme da série fica atento a este pormenor.








Moldagem - É o mais vulgar de todos os processos de fossilização. Corresponde á formação de moldes internos ou externos dos seres vivos.








Carbonização- É um processo que se caracteriza pela perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. Surge quase sempre em seres vivos com quitina.



Recristalização- Neste processo dá-se um rearranjo da estrutura cristalina de um animal, dando-lhe mais estabilidade.

Incrustação- Neste processo os animais são revestidos de substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo.



A que chamamos fósseis característicos?

São fósseis que nos dão indicações quanto à idade e às caracteristicas do ambiente em que se formaram. São de dois tipos :

Fósseis de idade, que nos permitem determinar com alguma precisão o período em que viveram os organismos que lhes deram origem. Têm uma curta longevidade e uma ampla distribuição geográfica.










Fósseis de fácies, que nos permitem saber informações sobre o ambiente em que viveram. São originados por seres que viveram durante largos períodos, mas num espaço geográfico limitado.




O processo geral da fossilização é:

(exemplo: processo de fossilização de um peixe)
- O peixe está vivo.
- O peixe morre e é enterrado de imediato. longe de agentes decompositores.
- As partes moles desaparecem, ficando só as duras. O material orgânico(vivo)passa a material fóssil.
- O ser vem à superfície e pode ou não ser encontrado.

Sem comentários: